4 Dúvidas Frequentes sobre o Ultra-som da HTM

13 votos
O ultrassom é uma vibração mecânica, isto é, uma onda sonora, produzida e transformada a partir da energia elétrica de alta frequência, superior à frequência audível pelos seres humanos.
O seu transdutor, também chamado de aplicador, é composto por uma cerâmica piezo elétrica que irá se deformar mecanicamente durante a passagem de uma corrente elétrica alternada, se comprimindo e se expandindo repetidamente e gerando por sua vez, efeitos fisiológicos que se dividem em térmicos ou não térmicos.
Os efeitos térmicos são produzidos por ondas de ultrassom contínuas, ou pulsadas de alta intensidade e levam a uma alteração térmica dentro dos tecidos, como um resultado direto da elevação da temperatura tecidual.
Os efeitos não térmicos causam alterações dentro dos tecidos, resultantes do efeito mecânico da energia do ultrassom.
As frequências mais altas (3MHz) são absorvidas mais intensamente, tornando-as mais específicas para o tratamento de tecidos superficiais, enquanto que as frequências mais baixas (1MHz) penetram mais profundamente, devendo ser utilizadas para os tecidos mais profundos.
1) Posso utilizar o transdutor do SONIC COMPACT na água, em aplicações subaquáticas?
R.: Sim, o transdutor (cabeçote) é vedado eletricamente, podendo ser utilizado em aplicações subaquáticas. Essa forma de aplicação é indicada em regiões de difícil acoplamento do aplicador, como por exemplo, em proeminências ósseas.
2) Com o Sonic Compact 3 MHZ eu consigo realizar fonoforese?
R.: Sim, é possível realizar a FONOFORESE – técnica para permeação de ativos contidos no gel – com o Sonic Compact 3 MHz. Para facilitar o equipamento já possui um protocolo de fonoforese pré-programado.
3) Qual é o protocolo mais indicado no tratamento pós-operatório de abdominoplastia?
R.: O equipamento possui 2 tipos de protocolos para pós operatório: o inicial e o tardio. Portanto, verifique qual o tempo do pós-operatório que a paciente está e da sua avaliação.
4) O modo pulsado varia nas frequências 16Hz, 48Hz e 100Hz. Para qual finalidade devo usar cada um deles?
R.: No modo pulsado há interrupções regulares e reguláveis na liberação da energia nos tecidos irradiados. Deve ser selecionado em aplicações onde não se deseja o efeito térmico. As frequências de 16 e 48 Hz estimulam o ciclo de cálcio, promovendo reparos nas estruturas ósseas. A frequência de 100 Hz é utilizada em casos de processo inflamatório agudo.
Fonte: HTM Eletrônica
Olá, deixe seu comentário para 4 Dúvidas Frequentes sobre o Ultra-som da HTM